Academia Profissional Cake Design

Subtitle


Formadores e Coordenadores

Teresa Henriques
Formadora e Coordenadora Pedagógica da Academia Profissional de Cake Design.
Fundadora do Clube dos Cake Designers Certificados da Academia Profissional de Cake Design.
Chef de Pastelaria, atribuído pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal.
Na área do Cake Design, é credenciada pela Wilton School, pela PME Cake Decorating School of London, passando ainda pela prestigiada escola Squires Kitchen de Londres. Tem no seu curriculum formação com grandes nomes do cake design mundial. Reconhecida várias vezes pelos meios de comunicação social. Participou em vários eventos nacionais e internacionais, onde se destacam o Cake Internacional de Birmingham - Inglaterra, e o MS Trophy de S. Paulo - Brasil.
É Presidente da Associação Nacional de Cake Designers, e realizou eventos inéditos em Portugal, tais como; Óbidos Cake Show, Picnicake, Christmas Cake e Cake Alive.
Autora de 2 livros de cake design, Sweet Moments e Great Moments, dois grandes êxitos de vendas em Portugal.
Formadora das prestigiadas empresas Prodite Zeelandia em Portugal, Dekora em Espanha e Master Martini em Italia, ministra ainda aulas de cake design em vários ateliers da Europa por onde é convidada.
Em 2013 teve o ponto mais alto da sua carreira quando foi condecorada com medalha de ouro pelo Kremlin Culinary da Russia. Foi um dos 5 chefes europeus convidados como júri dos concursos de cake design que decorreram em Moscovo.  Participou em várias exposições e concursos de cake design em Portugal nomeadamente como presidente de júri.  É autora do livro “Receitas de Autor” dos alunos da APCD.
Em 2017, foi reconhecida como Formador Credenciado Profissional, pela Associação Profissional de Formadores (Membro n.º 251FCQ2017).
É formadora certificada pelo IEFP.

Francisco Henriques
Formador e Gestor de Formação da Academia Profissional de Cake Design.
Fundador do Clube dos Cake Designers Certificados da Academia Profissional de Cake Design.
Vice-Presidente e Director de Eventos da ANCD - Associação Nacional de Cake Designers.
Iniciou a sua vida profissional na Pepsi Foods Internacional onde desempenhou durante 12 anos o cargo de formador no departamento de vendas. Após a saída da Pepsi, dedicou-se ao ensino da condução automóvel em Portugal e Espanha chegando ao topo da carreira com o cargo de director de escolas de condução.
Há cerca de 12 anos abraçou um projecto na área do cake design pelo qual depressa se apaixonou.
Tornando-se um cake designer reconhecido pelo maior concurso de bolos da Europa em Birmingham no Cake Internacional onde conquistou a 1ª medalha de Ouro para Portugal.
Esteve envolvido na organização do maior evento de cake design "Cake Alive" realizado até hoje em Portugal.
Participou e colaborou na edição de várias revistas e livros de cake design, e mais recentemente como autor do livro "Receitas de Autor" dos alunos da Academia Profissional de Cake Design. Participou em várias exposições e concursos de cake design nacionais e internacionais nomeadamente como júri.
Em 2017, foi reconhecido como Formador Credenciado Qualificado, pela Associação Profissional de Formadores (Membro n.º 250FCQ2017).
É formador certificado pelo IEFP.

Eduardo Cerqueira
Formador de Isomalte na Academia Profissional de Cake Design.
Chef de Pastelaria na empresa Barca Doce.
Vencedor de vários concursos nacionais, onde se destaca o concurso de chocolate de peças artísticas organizado pelo Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Vencedor do concurso de cake design "O Mundo do Chocolate" organizado pela ANCD - Associação Nacional de Cake Designers. Vencedor do concurso de cake design da FIL organizado pela revista Faça Fácil Cake Design. Com participação em várias revistas do sector, participou ainda no livro "Great Moments" ao lado de grandes celebridades mundiais, e no livro "O Admirável Mundo do Cake Design".
É formador certificado pelo IEFP.
 
Elisabete Caseiro
Formadora de Bolo Esculpido e Bolo Estruturado na Academia Profissional de Cake Design.
Professora de profissão, formou-se em Engenharia Química em 1998, e ministrou o ensino em várias escolas na área de Ciências Fisico-Quimicas. Começa na arte do cake design devido à vontade de tornar especiais os aniversários dos seus filhos. Decide em 2009  aperfeiçoar a sua técnica investindo em formação com alguns dos melhores cake designers mundiais, passando por escolas especializadas na área.
Participou em várias exposições e concursos, tendo recebido diversos prémios a nível nacional e internacional, entre os quais se destacam 10 medalhas de ouro no Cake International, em Inglaterra.
É proprietária do atelier de cake design “Bety’Sugarland - Cake Design by Elisabete Caseiro” em Lisboa, onde trabalha como cake designer e formadora.  Participou em várias exposições e concursos de cake design nomeadamente como júri.
É co-autora do livro “O Admirável Mundo do Cake Design”.

É formadora certificada pelo IEFP.


Luísa Alves
Formadora de Técnicas de Pintura em Bolo na Academia Profissional de Cake Design.
Chef de pastelaria na empresa Cantinho Amarelo.
A cake designer Luisa Alves formou-se em Desenho de Publicidade na Academia do Liceu Profissional de Artes Gráficas de Paris, cidade onde viveu grande parte da sua vida.
Concluiu o curso em 1987 e trabalhou intensamente alguns anos nessa área, mas foi a pastelaria que lhe despertou o interesse e desde então dedicou-se á doçaria.
Já em Portugal abriu o "Cantinho Amarelo", frequentou vários cursos profissionais e ainda foi um dos membros fundadores da ANCD - Associação Nacional de Cake Designers, onde ocupa até hoje o cargo de Presidente de Mesa da Assembleia. A partir dessa data o cake design começou a fazer parte da sua vida profissional participando em revistas do sector e em vários concursos nacionais também colaborando como júri.
É formadora certificada pelo IEFP.

Vasco Santos
Formador e Coordenador de Higiene e Segurança Alimentar na Academia Profissional de Cake Design.

Frequentou em 2006 o curso de Pastelaria/Panificação no CFPSA na Pontinha.

Licenciou-se em Restauração e Catering em 2010,  e concluiu o mestrado em Marketing e Promoção Turística em 2012, pela Escola Superior de Turismo – Instituto Politécnico de Leiria. Concluiu em 2016 o Doutoramento em Ciências Empresariais - ramo de Marketing, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto.

Iniciou a sua actividade como docente na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte na Marinha Grande, nos cursos técnicos de restauração em 2010 e em 2012 ingressou, também, como docente na EPNazaré, nas disciplinas de Tecnologia Alimentar, Marketing e Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico onde foi Coordenador dos cursos de Hotelaria e Organização de Eventos. Exerceu funções de docente no Instituto Politécnico de Leiria, nas disciplinas de Gestão de Alimentação e Bebidas e Gestão do Aprovisionamento, nos CET de Técnicas e Gestão Hoteleira. Desde 2017 que é professor e coordenador no ISLA de Santarém e professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 

Participou como co-autor convidado do livro “Receitas de Autor”. É autor do livro "Cortesia, Etiqueta & Protocolo na Hotelaria de Luxo".

É formador certificado pelo IEFP.


Alcina Maia
Formadora de Flores em Açúcar na Academia Profissional de Cake Design.
Licenciou-se em Engenharia Química em 1998, fez especialização em Gestão da Qualidade na Industria Alimentar. O seu crescimento profissional passou por distintas áreas, mas ao fim de 15 anos descobriu a sua verdadeira paixão: o Cake Design!
Em 2001 toma o seu primeiro contacto com a Pasta de Açúcar, fazendo sua primeira formação em PME (Modules in Sugarpaste, Royal Icing & Flowers).
Em 2014 ingressa na Academia Profissional de Cake Design no curso profissional certificado onde se destaca na área das flores de açúcar!
Participou em vários workshops com cake designers internacionais nomeadamente com Nelson Pantano, Júlia Usher, Verusca Walker, Alan Dunn, La Belle Aurore, Kelvin Chua, entre outros. Participou em varias revistas do sector nacionais e internacionais, e em concursos de cake design também colaborando como júri. Participou como co-autora do livro “Receitas de Autor”.
É formadora certificada pelo IEFP.

Susana Barros

Formadora de Pastelaria na Academia Profissional de Cake Design.

Iniciou a sua vida profissional desde cedo no ramo da Hotelaria/Restauração. O gosto por esta área levou-a a frequentar o curso de Cozinha/Pastelaria do IEFP realizando estágio final no Hotel Marriot.

Licenciou-se em Gestão Turística e Hoteleira, pela Escola Superior de Turismo - IPL.

Em 2015 frequenta o Curso Certificado de Cake Designer ministrado pela Academia Profissional de Cake Design que conclui com grande êxito.

É professora de Cozinha/Pastelaria no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó - Bombarral.

Colabora como júri nos cursos técnicos de restauração.  Participou como co-autora do livro “Receitas de Autor”.

É formadora certificada pelo IEFP.


Inês Bernardo

Formadora de Higiene e Segurança Alimentar na Academia Profissional de Cake Design.

Directora de Qualidade na empresa Frutas Classe.

Licenciou-se em Engenharia Biológica e Alimentar em 2008, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em 2009 iniciou a sua carreira profissional em Consultoria e Controlo Alimentar no ramo da Restauração.

Entre 2010 e 2013 foi docente das disciplinas de Tecnologia Alimentar, Nutrição e Enologia na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, e na Escola Secundária do Cartaxo, onde actualmente ainda lecciona a disciplina de Enologia.

Desde 2013 que é formadora no Centro For-mar, "Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar", no curso Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar. Participou como co-autora convidada do livro “Receitas de Autor”.

É formadora certificada pelo IEFP.


Inês Santos

Formadora de Pastelaria na Academia Profissional de Cake Design.

Formou-se em Gestão e Produção de Pastelaria pela Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste - Turismo de Portugal, realizando o estágio curricular em Paris, num restaurante com estrela Michelin.

Em 2015 ingressa na Academia Profissional de Cake Design no curso profissional certificado onde se destaca na área da pastelaria!

Participou em vários workshops com cake designers internacionais nomeadamente com Eva Benavente, Veruska Walker e La Belle Aurore.

Participou em vários concursos nacionais também colaborando como júri.

É finalista da Licenciatura de Restauração e Catering no Instituto Politécnico de Leiria. Participou como co-autora do livro “Receitas de Autor”.

É formadora certificada pelo IEFP.


Sílvia Baptista

Formadora de Bombons de Chocolate na Academia Profissional de Cake Design.

Formou-se na Academia Profissional de Cake Design em 2013 e dai em diante especializou-se em Chocolateria na Escola Francesa da Valrona. 

Fundou a marca Doce Lourinhã, um exemplo de empreendedorismo, profissionalismo e criatividade. Foi das suas mãos que saiu a perfeita simbiose entre os bombons e a aguardente Doc da Lourinhã. São já mais de duas dezenas de bombons criados, todos com um nome e uma imagem, todos com muito estudo e sentido pois cada um conta uma história. O seu sucesso já lhe valeu reportagens na RTP e SIC, e ainda a participação em vários festivais de chocolate. 

Foi galardoada com o prémio aluno do ano 2015. Participou como co-autora do livro “Receitas de Autor”.

É formadora certificada pelo IEFP.